Páginas

26 setembro, 2010

O lixo....

Os 5 Rs


 O conceito de lixo é de qualquer material considerado sem valor, inútil, gerado pela atividade humana, e que precisa ser descartado. Na maioria das vezes esse descarte acontece sem que o morador se preocupe em dar uma correta disposição.
Isto se deve ao fato das pessoas não se sentirem responsáveis pelo lixo que produzem, diferente das Indústrias que são responsabilizadas.
   Quem nunca viu alguém jogando das janelas de carros, ônibus, ou mesmo a pé, lixo no chão? Infelizmente são cenas corriqueiras em nossa cidade. Será que estas pessoas têm noção da conseqüência de seus atos, como: enchentes, proliferação de animais e doenças, mau cheiro, sujeira???.......talvez não.
  O aumento do consumo favorecido pelo capitalismo levou ao acúmulo de lixo e gerou toda uma problemática ambiental atual. Ainda bem que esse conceito está sendo mudado e cada vez mais cresce esta preocupação em separar materiais que possam ser reutilizados e reciclados, diminuindo assim a quantidade de lixo jogado nos aterros sanitários e lixões.
Você já notou que através da análise do lixo, pode ver a que classe social pertence, suas marcas prediletas, sua alimentação e sua falta de preocupação com o meio ambiente? No lixo existem provas incontestáveis da nossa vida.......pense bem antes de jogá-las. Como um cidadão consciente, acrescente em sua vida os 5 Rs do lixo:
1- Repense no que se deve consumir e se informe se agride ou não o meio ambiente e a saúde; se tem trabalhos socioambientais, etc.
2 - Reduza o seu consumo, compre apenas o necessário.
3- Recuse produtos que não sejam ambientalmente corretos, além de recusar embalagens em excesso, como as sacolas plásticas.
4- Reutilize embalagens, produtos que ainda sirvam para artesanatos e outros fins. Ou doe para outras pessoas e para ONGs. Lembre-se: sempre existirá alguém que o utilizará.
5- Recicle, ou melhor, faça a coleta seletiva e permita que indústrias reciclem.
                                    NÃO CONFUNDA ...
 RECICLAGEM:  é o processo onde o lixo transforma-se em MATÉRIA- PRIMA para a produção de outro produto, ocorrendo geralmente em indústrias. Artesanalmente, podemos reciclar o papel, mas o restante necessita-se de um aparato maior.
REUTILIZAÇÃO: utilização de um produto ou embalagem mais de uma vez para diversos fins.

Nenhum comentário: